quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Os dias aqui

Os dias aqui são longos, muito longos, mas ainda assim não sobra muito tempo para escrever e ir actualizando o blog, como havia prometido... Mas eu vou fazendo o possível, sempre que possível. :)
Os meus dias agora começam bem mais cedo. Tenho-me levantado às 05h00, com muito esforço admito, para fazer a chamada dos primeiros trabalhadores que vão para a nossa machamba (horta) logo às 05h30. São chamados um a um para se fazer a marcação de presenças - sim, porque aqui não há sistemas biométricos ou máquinas de ponto. E ainda bem! Papel e caneta e já está.
Os pastores e restantes trabalhadores da casa só chegam às 07h00 e até a essa hora vou adiantando os trabalhos para a Escolinha ou outras tarefas que tenha em mãos.
Desde que o P. Jacob, que é o responsável pela Missão do Marrere, foi de férias, fiquei com a responsabilidade de gerir os trabalhadores e a casa. Um grande desafio. Confesso que no início fiquei um pouco assustada, nem sequer conhecia a maioria dos trabalhadores! Mas agora, e vacani-vacani (que é como se diz pouco a pouco em macua, o dialecto local), vou-me sentindo mais à vontade e já reconheço a maioria das caras.   
Para além das machambas, na missão também há animais. E muitos: vacas, porcos, cabritos, ovelhas, galinhas, coelhos, patos, cães, gatos e... 2 burros! A Princesa e o Burro do Padre (é assim que o próprio P.Jacob lhe chama).
Um episódio giro que aconteceu um destes dias. Um dos porcos não parava de guinchar, era uma barulheira infernal. Pensei que estava para morrer, porque era aflitivo ouvi-lo. Resolvi ir ver o que se passava - sim, porque eu percebo imenso de pecuária... Tudo tranquilo, porco e porca dormitavam ao sol. Mais tarde, recomeçou o festim e eu já estava para ligar ao veterinário quando vejo o Benjamim e o Abacuque, que trabalham aqui na casa, a aproximarem-se e, entre risos, a tentarem explicar-me a origem do "mal". Pois que o problema do porco era... a porca. Parece que andava "aflito" mas que ela não queria saber... Problema resolvido. A natureza no seu melhor.

2 comentários:

  1. Quem trabalhou com programadores gere uma casa, trabalhadores e animais com uma perna às costas... ;)

    ResponderEliminar
  2. Vocês não dão notícias!! Este blog está completamente abandonado. Até parece que andam ocupados... ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar