terça-feira, 13 de julho de 2010

No Marrere

Penso que para a maioria já não será novidade, mas já não estou a viver na cidade. Estou na Missão do Marrere, nos arredores de Nampula, e por aqui vou ficar durante os próximos tempos. :)
A missão integra uma escolinha, a escola da 1.ª à 12.ª classe, uma escola profissional, um internato para rapazes, um internato para raparigas, uma biblioteca, a residência do pároco, a dos médicos voluntários italianos e a de um casal de cooperantes belgas, para além de todas as casas da comunidade local.
Mesmo ao lado da missão, encontra-se um hospital, o Hospital do Marrere, onde colaboram os médicos voluntários e a Eugénia, enfermeira voluntária portuguesa, que tem vindo a desenvolver um programa de apoio nutricional às crianças desnutridas da região. É pela voz da Eugénia que vou conhecendo as (muitas) histórias dramáticas de crianças a quem falta de tudo um pouco... histórias de negligência, fruto da ignorância ou da simples falta de interesse, orfãos de sida, muitos deles seropositivos... um verdadeiro flagelo que vai dizimando silenciosamente a população, que se recusa a reconhecer o problema...
Quanto ao que eu faço aqui na missão: neste momento, estou a dar apoio na escolinha, onde faço actividades com os mais pequeninos, e na biblioteca. Também estou a dar apoio a alunos com dificuldades de estudo. Hoje, por exemplo, estive a rever os meus conhecimentos sobre lírica, figuras de estilo e contagem de sílabas métricas para ajudar uma das alunas da escola. :) Estamos em semana de provas, os alunos andam todos numa azáfama. Para a semana é a última semana de aulas antes das férias do fim do trimestre.
E pronto, por hoje é tudo. :)
Beijinhos e abraços!

2 comentários:

  1. Vandinha, aqui estou eu para também acompanhar de perto esta tua "aventura"!

    Beijokas!

    ResponderEliminar
  2. Bem-vinda :)
    Muitos beijinhos para a Alice e para a mãe!

    ResponderEliminar